A ABPP repudia as ações golpistas orquestradas pela extrema-direita no dia 08 de janeiro

A Associação Brasileira de Psicologia Política repudia as ações golpistas orquestradas pela extrema-direita neste domingo, 08 de janeiro. Desde a legítima vitória eleitoral de Luiz Inácio Lula da Silva vimos o desenvolvimento de diversos atos golpistas que apenas foram fortalecidos pela conivência e a impunidade dos setores que deveriam ser responsáveis por preservar as liberdades democráticas e o patrimônio público.

A última tentativa de golpe é uma demonstração de que o bolsonarismo é avesso à democracia e, por isso, deve ser combatido e enfrentado por todas, todos e todes que querem reparar e superar os estragos provocados pelos anos em que a extrema-direita ocupou o poder. A ameaça às instituições democráticas não pode ser respondida com conivência e hoje é crucial nos mobilizarmos para defender nossos direitos sociais e liberdades democráticas.

“A última tentativa de golpe é uma demonstração de que o bolsonarismo é avesso à democracia e, por isso, deve ser combatido e enfrentado por todas, todos e todes que querem reparar e superar os estragos provocados pelos anos em que a extrema-direita ocupou o poder. A ameaça às instituições democráticas não pode ser respondida com conivência e hoje é crucial nos mobilizarmos para defender nossos direitos sociais e liberdades democráticas.” — Autora da citação

Além de repudiar toda e qualquer tentativa de golpes autoritários, a ABPP apoia e conclama pelo fortalecimento das mobilizações em defesa da democracia que estão sendo organizadas neste momento. Basta de golpismo! Em defesa das liberdades democráticas! Sem anistia!

Diretoria da ABPP